ANÁLISE BIBLICA SOBRE O “CAIR PELO PODER DE DEUS”
Pr. Sérgio Souza e Miss. Alexandre Rodrigues
Dom espiritual:
1 cor 12: Nove dons espirituais e Ef 4.11: Cinco dons ministeriais.
A palavra não cita um 10º dom espiritual, muito menos de “cair ou derrubar”.
Unção:
Se o óleo consagrado tivesse a função de derrubar as pessoas, Arão e os sacerdotes teriam sido os primeiros a caírem logo que foram ungidos. Quem cai, não pode dizer que é “pela unção”.
Algumas capacitações da unção (Isaias 61.1,2):
- Pregar boas-novas aos quebrantados,
- Curar os quebrantados de coração,
- Proclamar libertação aos cativos
- Consolar todos os que choram
- Despedaçar o jugo (Isaias 10:27)
- Alegria (salmo 45:7).
Não há qualquer menção de “cair” ou “derrubar”.
No novo testamento, existe relação da unção com curar e levantar, mas não com cair.
Tiago 5: 14 Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor.
15 E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará;
Poder de Deus. A nuvem no templo:
2 Cron 5.13,14 (...)então, a casa se encheu de uma nuvem, a saber, a Casa do SENHOR;
14 e não podiam os sacerdotes ter-se em pé, para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do SENHOR encheu a Casa de Deus (Tradução RC).
Vejamos as traduções:
RA : “de maneira que os sacerdotes não podiam estar ali para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do SENHOR encheu a Casa de Deus”
NTLH: “Por isso, eles não puderam voltar para dentro a fim de realizar os seus atos de culto”
NVI: 14 “..de forma que os sacerdotes não podiam desempenhar o seu serviço, pois a glória do SENHOR encheu o templo de Deus.
BV: “De modo que os sacerdotes não puderam continuar o seu trabalho”
NVI e BV esclarecem: Com o impacto da presença divina, manifestado por uma nuvem que ocupou todo o espaço, eles não conseguiram mais ministrar.
O verbo “cair” não é mencionado em nenhuma tradução. E não esta escrito nada próximo de “Deus derrubou os sacerdotes” ou “estavam caídos no chão”.
“Por causa da nuvem” quer dizer o que causou o fato foi a nuvem, e nada mais. Não entrou no templo algum sumo-sacerdote poderoso, derrubando todo mundo. E não apareceu alguém com sopro de super-homem ou unção derrubadora.
2.4 Arrebatamento de sentidos
Seria um tipo de “transe”, onde a pessoa inconsciente é levada até os céus, justificando a queda e desmaio.
2 COR 12:2 Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo não sei, se fora do corpo não sei; Deus o sabe) foi arrebatado até o terceiro céu.
4 que foi arrebatado ao paraíso, e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir (RC, RA)
Primeiramente, é citado apenas a palavra “arrebatamento”. Nada de “cair”, “derrubar”, e “perder os sentidos”. O apóstolo narra uma experiência divina consciente sem citar que os sentidos físicos foram desligados. O mesmo aconteceu com João, em apocalipse. Este esteve consciente o tempo todo para registrar tudo o que via.
O próprio apóstolo ensinou: O culto deve ser racional. Romanos 12.1.
Deus quer adoradores conscientes, por decisão, e não por transe e desmaio, como acontece nos terreiros de macumba.
CASOS HISTÓRICOS NO ANTIGO TESTAMENTO
3.1 DANIEL:
Dan 10: 8 Fiquei pois eu só a contemplar a grande visão, e não ficou força em mim; desfigurou-se a feição do meu rosto, e não retive força alguma.
Daniel não disse “o anjo me derrubou”. Ele apenas descreve sua fraqueza humana diante da grande visão.
9 Contudo, ouvi a voz das suas palavras; e, ouvindo o som das suas palavras,eu caí num profundo sono, com o rosto em terra.
Não está escrito que Daniel caiu para trás. Mesmo em sono profundo, ele caiu prostrado “com o rosto em terra”, e não desmaiado de qualquer jeito.
10 E eis que uma mão me tocou, e fez com que me levantasse, tremendo, sobre os meus joelhos e sobre as palmas das minhas mãos.
Se a intenção do anjo fosse derrubar Daniel, ele o deixaria estirado no chão, mas não foi assim. O próprio anjo tocou Daniel e tratou de levantá-lo. “Sobre osjoelhos e sobre as palmas das mãos”, prova que ele estava de frente, em posição de prostração.
11 E me disse: Daniel, homem muito amado, entende as palavras que te vou dizer, e LEVANTA-TE SOBRE TEUS PÉS; pois agora te sou enviado. Ao falar ele comigo esta palavra, pus-me em pé tremendo.
A ordem “Levanta-te” mostra a queda de Daniel não estava nos planos do anjo. Hoje em dia, as pessoas caem sem ver anjo algum.
3.2 EZEQUIEL :
Ezequiel 1:28: Este era o aspecto da semelhança da glória do Senhor; e, vendo isso, caí com o rosto em terra, e ouvi uma voz de quem falava. 2:1 E disse-me: FILHO DO HOMEM, PÕE-TE EM PÉ, E FALAREI CONTIGO.
A ordem é sempre a mesma “Levanta-te”.
CASOS HISTÓRICOS NO NOVO TESTAMENTO
Como Jesus fazia
João 20.22 E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo (Obs: Ninguém caiu).
Os discípulos:
Mateus 17:6 Ouvindo-a os discípulos, caíram sobre seus rostos, e tiveram grande medo.7: Aproximando-se deles, tocou-lhes Jesus, dizendo: Erguei-vos e não temais! (RC).
Pedro, Tiago e João caíram de bruços (RA) por causa de seu medo, e não pela transfiguração em si. “Não temais” mostra que Jesus desaprovou o medo deles, tanto quanto a queda.
O Dia de pentecoste:
Atos 2:13 Outros, porém, zombando, diziam: Estão embriagados!
Ainda com referência em casos históricos, alguns usam o relato de Atos 2:13 para afirmar que eles caíram, porque bêbado cai. Primeiramente não se pode provar que os irmãos pareciam bêbados, porque quem relatou desta forma foi um grupo isolado de pessoas que não conheciam as coisas de Deus e falavam de forma debochada. E foram “outros”, ou seja, nem todos. Todo o resto do povo estava impressionado somente pelas línguas estranhas. Este grupo isolado de zombadores, que comparou a bêbados, não merece qualquer consideração.
A tranformação: uma vez só é o bastante para a vida inteira
Atos 9: 3 (...) subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor,
4 e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
A presença divina derrubou um assassino, e levantou um apóstolo. Deus só derruba coisas más. Somos derrubados no mundo para entrar em sua presença. Mas quem já é filho de Deus não precisa mais cair desta forma, assim como Paulo de Tarso não precisou cair mais de uma vez. Uma a pessoa que vive caindo a cada culto e congresso, mostra que suas quedas são inúteis, pois não mudam a sua vidaa. Pela palavra de Deus, uma vez é o bastante para a vida inteira.
4.6 Apóstolo João
Apoc 1:17 Quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último.
Não foi Jesus quem derrubou João. Ele diz “quando o vi, cai”, e não “quando o vi, ele me derrubou”. João citou “como morto” pela forma como caiu pelo impacto, mas não que tenha desmaiado, porque ele sentiu a mão de Jesus e ouviu sua voz, mostrando que esteve consciente o tempo todo.
5- BASE DOUTRINÁRIA:
O único registro bíblico onde Deus faz alguém cair:
Deut 28: Benção na obediência: v.7 O Senhor entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos que se levantarem contra ti ( Deus faz os inimigos caírem).
Maldição na desobediência: V.25 O SENHOR te fará cair diante dos teus inimigos...
Salmos 37:24 “Se cair, não ficará prostrado, porque o SENHOR o segura pelamão”
Se existem alguém que deve sempre cair, é o inimigo:
LUCAS [10]:18 Respondeu-lhes ele: Eu via Satanás, como raio, cair do céu.
1 Cor 10:12 Aqueles pois, que está de pé, cuide-se que não caia
****************************** ****************************** *******
Alexandre Rodrigues
Ministério Quadrangular
IEQ São Pedro – Pr Sérgio Souza e Pra Rosane Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário