quinta-feira, 2 de junho de 2011

A IMPORTANCIA DO MINISTÉRIO PASTORAL



A IMPORTÂNCIA DOS PASTORES DA IGREJA

Os pastores são o maior patrimônio da Igreja
Se eles forem feridos, a igreja se dispersa.  Mateus 26:31 b .”Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão”   Não está escrito “Ferirei o obreiro, o músico, o diácono, os irmãos”. Se estes forem feridos, a igreja continua. Porém, o rebanho se dispersa caso seja ferido o seu maior patrimônio: os pastores.

Sem pastor, a igreja estaria desamparada
Mateus 9:36 : “ Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor”.  Por mais que você conheça obreiros ungidos e irmãos abençoados, nenhum deles é igual ou substitui o pastor. Somente o pastor tem Ministério e unção para cobrir e amparar a igreja.

O pastor é o anjo da igreja – Deus fala primeiro com ele
Malaquias 2:7: “Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens procurar a instrução, porque ele é o anjo do SENHOR dos Exércitos
Apocalipse 2: 1,8,12,18    3:1,7,14 : Ao anjo da igreja, escreve...”
Antes de falar com a igreja, Deus sempre falará com o anjo da igreja.
 Disse Jesus: João10: 27 : “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem”  A igreja deve buscar instrução e ouvir a voz de seu pastor. Não dê ouvidos a irmãos que são contra a visão de trabalho dos pastores. Tais irmãos não são anjos da igreja e, portanto, Deus não fala com eles primeiro.

O pastor vela pelas almas e dará conta delas
Hebreus 13:17 : “Obedecei aos vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas delas...”
Quem vela - ora, intercede, tem zelo - por você e um dia vai dar conta de sua alma não é o obreiro, músico, diácono ou irmão que você gosta. É somente o seu pastor quem tem este compromisso espiritual. Se você não amar e obedecer seus pastores, sua alma corre o risco de ficar desamparada naquele grande dia. E se o Senhor Jesus te perguntar: “Na terra, quem foi o teu pastor para prestar contas de você para mim? Você o honrava e era fiel a ele?”

Disse Jesus a Pedro: Lucas 22,31,32 “...Eis que Satanás pediu para te cirandar como trigo!
“Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça”  Se Pedro não fosse leal a seu pastor ou mesmo não tivesse um pastor, não teria ninguém para rogar por ele quando o inimigo chegou. E esta oração precisava ser feita por Jesus. A oração de qualquer justo pode fazer muito. Mas existem algumas situações especificas, como alguns livramentos (o de Pedro, por exemplo), que precisam da oração vinda da cobertura paterna espiritual, ou seja, dos pastores.

Quem não é pastor, não protege o rebanho
João 10:11 : “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.” 
João 10:12 :“O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa.”
João 13:13:“O mercenário foge, e não tem cuidado com as ovelha (porque não é pastor) .”
1 samuel 17:34,35: “Eu apascentava as ovelhas de meu pai, e quando vinha um leão ou um urso(...), eu o feria, e livrava o cordeiro da sua boca”.
 O anjo da igreja sempre estará disposto a interceder e lutar por você. Já não se pode esperar isto de qualquer outro a qual não pertencem as ovelhas e não seja o pastor.


Somente é pastor quem está na benção da liderança
Atos 13.2,3 :“...Disse Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram”
Saulo e barnabé foram separados por Deus, e também abençoados pela liderança.
Se você conhece alguém que se rebelou contra o pastor, está contra ele, ou está fora da igreja em um ministério inventado e sem benção de líderes, saiba que este alguém não é separado por Deus e não é pastor. Quem realmente é separado por Deus fica debaixo da benção de líderes homens. Assim são os seus pastores, nomeados pelo Ministério Quadrangular, autorizados e abençoados para exercerem as funções pastorais, e submissos ao conselho estadual e nacional da nossa Igreja.

2 Samuel 15:6  “Desta maneira fazia Absalão a todo o Israel que vinha ao rei para juízo e, assim, ele furtava o coração dos homens de Israel Abasalão não era rei, mas queria ser. Por isto, conquistava o povo a seu favor e contra Davi. Não dê ouvidos a Absalões na igreja. Seja inteligente, e fique ao lado de quem vela por sua alma e um dia dará conta dela. Não empreste sua boca e seu coração para o diabo indo contra a visão de Deus dada a seus pastores.

Devemos nos sujeitar aos pastores e a seus ensinamentos
Hebreus 13:17 diz :“Sujeita-vos a eles”. Sujeitar-se é mais do que obedecer. É se submeter em qualquer situação sem questionar. Se você não se submete a sua cobertura espiritual, e até questiona a visão da liderança, pode estar desprotegido quando vier o lobo. E esta é a razão pelo qual muitos sofrem na igreja e alguns até naufragam na fé.

Atos 2:42  “E perseveravam na doutrina dos apóstolos”. Aqui não diz doutrina de Deus ou da palavra, mas sim, dos apóstolos. Deus permite que seus apóstolos tenham visão pessoal de trabalho, sendo estas de acordo com as Escrituras. Você deve perseverar na doutrina de seus pastores, e não em idéias de outros que não tem compromisso com sua vida diante de Deus.
Idéias diferentes que você tiver, devem ser para colaborar, agregar, e nunca para dividir.

Pastores são pais na fé
Todos os outros dons do Ministério são importantes e são colunas da igreja: apóstolo, profeta, mestre  e evangelista. Mas somente com os pastores está o vinculo de paternidade espiritual.

1 Coríntios 4:15  “Ainda que vocês tenham milhares aios em Cristo, não têm contudo muitos pais; porque eu, pelo Evangelho, vos gerei em Cristo Jesus”
Gálatas 4:19  “... meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vocês...”

Pregadores do Evangelho vêem e vão, mas os seus pastores sempre estarão com você.

Quando os seus pais erram com você, nada acontece e nada muda. Sabe por quê? Porque eles continuam sendo os seus pais. Você continua debaixo da cobertura espiritual deles. Não tem como remover o sobrenome, alterar a identidade, dizer que não é mais filho deles e cancelar o registro no cartório. No mundo espiritual, é a mesma coisa.

Coloque em pratica este ensino, e veja a diferença que isto fará em sua vida!

Pastor Sérgio Souza.
Esse estudo é dado na escola Bíblica Quadrangular da IEQ do bairro São Pedro.
Também foi ministrado pelo Pastor Sérgio no encontro Regional de Diaconato em 2010.



Nenhum comentário:

Postar um comentário